Cuidar e reparar

Limpar

Acredito que devemos fazer com que as nossas roupas durem mais tempo, principalmente quando se trata de roupa de criança. A maneira como cuidamos das nossas roupas quando lavamos, secamos e/ou passamos a ferro, se bem feita, pode prolongar a sua vida útil.

Aqui ficam  algumas dicas sobre cuidar da roupa no dia-a-dia:

LAVAR MENOS

Seque ao ar livre, tanto quanto possível.

Remova nódoas menores com sabão líquido.

Antes de lavar, coloque nas nódoas um pouco de detergente líquido.

Lave apenas quando necessário, com temperatura máxima de 30ºC, use detergente líquido em vez de em pó para evitar manchas.

SECAR AO AR

Não limpe a seco, seque ao ar.

Pendure as roupas no exterior ou num cabide, se possível.

CUIDAR É REPARAR

Cubra as nódoas ou buracos com pequenos pedaços de tecido.

Reparar

Na minha família, as roupas eram passadas de geração em geração. Recebi roupas que já tinham sido usadas por irmãos e irmãs, primos ou amigos…

As roupas de criança eram feitas para durar. Cada costura resistia às nossas brincadeiras sem rasgar… e quando rasgava, as nossas mães e avós remendavam, com amor. A minha família não era especial (bem, para mim é), era assim que se fazia.

Nos últimos 20 anos, este hábito perdeu-se, muito pelo crescimento da indústria Fast Fashion e os seus preços demasiado baixos. As nossas roupas perderam qualidade e acabam por ser descartadas facilmente, com consequências desastrosas para o meio ambiente.

Felizmente, surgiram marcas que assumiram o compromisso de produzir roupa de qualidade, de forma sustentável, que resistam a mais de que um ou dois ciclos de lavagem.

É também da nossa responsabilidade, enquanto marcas de vestuário, incentivar e ensinar a cuidar da nossa roupa para que ela resista mais tempo.

REMENDOS COLORIDOS

Criamos o repair kit para remendar pequenos buracos ou tapar nódoas visíveis na roupa dos nossos filhos. Esta técnica é fácil de aplicar a qualquer peça de roupa, basta usar um pedacinho de tecido, linha e agulha. 

REMENDOS VISÍVEIS

A técnica consiste em remendar aplicando pontos à mão de forma intencional. Aqui o aspecto imperfeito é valorizado, acrescentando carácter à peça. Existem muitas ideias por essa internet fora. No nosso Pinterest, criámos um albúm com algumas das nossas preferidas.

BORDADOS

Outra forma original de remendar é bordar. Se preferes temas mais abstractos, porque não experimentar a arte japonesa de bordar, Sashiko.

UPCYCLING

Por vezes, reparar está fora de questão. Nesse caso podemos transformar numa peça nova, usando a técnica de Upcycling ou reutilização criativa. É uma óptima forma de fazer roupas originais mais ecológicas, como por exemplo, uma t-shirt com um design invulgar ou simplesmente transformar calças em calções.

Temos como missão criar roupa que resista ao dia-a-dia das crianças, que possa ser herdada e levar memórias através das gerações.

Acredito que se a roupa contar uma história, será mais difícil deitá-la fora.

×